ATLAS DE HISTOLOGIA VETERINÁRIA

Fábio Abade dos Santos & Mário Pinho


Universidade Técnica de Lisboa     Faculdade de Medicina Veterinária

    English French German Spain Italian Dutch
    Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified


Sistema Reprodutor Masculino

O aparelho reprodutor masculino compreende os testículos, uma série de condutos (canais eferentes, epidídimo, canal deferente), as glândulas acessórias (glândulas vesiculares, próstata, glândulas bulbo-uretrais) e o pénis.
O testículo é revestido externamente por uma capsula fibrosa espessa, a túnica albugínea. Na face voltada para o epidídimo a túnica albugínea reflete-se para o interior do órgão formando uma faixa axial de tecido conjuntivo – o mediastino testicular - da qual partem septos que irradiam em à direção à periferia do órgão. Estes septos dividem o parênquima testicular em lóbulos. Dentro desses lóbulos vêem-se os tubos seminíferos (seminíparos). A parede de cada tubo seminífero é revestida internamente por um epitélio, conhecido por epitélio seminal. No tecido conjuntivo situado entre os tubos seminíferos são encontradas as células intersticiais do testículo ou células de Leydig.
Perto de mediastino testicular, os tubos seminíferos terminam-se por segmentos curtos e retilíneos, os tubos retos, os quais convergem para uma rede de canais irregulares situada na espessura do mediastino testicular - a rete testis ou rede testicular.
Desta rede emerge um conjunto de canalículos enovelados, os canais eferentes ou cones eferentes, que terminam na porção inicial do canal do epidídimo. Este canal é um tubo longo e enrolado muitas vezes sobre si mesmo que se encontra fixo ao testículo.
Ao epidídimo segue-se o ducto deferente que, através do cordão espermático, se estende até à uretra prostática. A parte terminal deste canal dilata-se (mas não em todas as espécies de Mamíferos domésticos, por exemplo nos suínos e nos felinos), e constitui a ampola do ducto deferente. Na generalidade dos Mamíferos domésticos a ampola do ducto deferente recebe o canal excretor da glândula vesicular (vesícula seminal) . Nos carnívoros, as glândulas vesiculares estão ausentes.
A próstataé uma glândula que rodeia a porção pélvica da uretra masculina aqui lançando a sua secreção. Nos Mamíferos domésticos é formada por duas porções: o corpo e a parte disseminada. O desenvolvimento destas duas porções varia com a espécie. A maior parte do parênquima glandular da próstata localiza-se no corpo e consiste num conjunto de glândulas túbulo-alveolares ramificadas.
As glândulas bulbo-uretrais são glândulas túbulo-acinosas compostas que se abrem na extremidade caudal da uretra pélvica.