ATLAS DE HISTOLOGIA VETERINÁRIA

Fábio Abade dos Santos & Mário Pinho


Universidade Técnica de Lisboa     Faculdade de Medicina Veterinária

    English French German Spain Italian Dutch
    Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
 Atlas de Histologia Sistema Circulatório

Sistema Circulatório

É constituído por dois componentes: o sistema vascular sanguíneo e o sistema vascular linfático. O primeiro compreende o coração, as artérias, os capilares e as veias; o segundo inclui os capilares linfáticos, os vasos e troncos linfáticos. Como é sabido, as artérias são os vasos que conduzem o sangue do coração para as diversas partes do corpo. Embora as artérias exibam diferenças estruturais das veias, no que respeita à estrutura da parede, vasos arteriais e venosos apresentam uma constituição geral comum; tanto nuns, como noutros, observam-se as mesmas camadas: a) uma túnica interna ou íntima, constituída essencialmente por uma delgada camada de células achatadas (endotélio) apoiada numa quantidade variável de tecido conjuntivo; b) uma túnica média, formada por elementos musculares e conjuntivos em proporções diversas; c) uma túnica externa ou adventícia, de tecido conjuntivo. Conforme os elementos teciduais que predominam na parede das artérias, distinguimos um tipo elástico e um tipo muscular. O primeiro tipo encontra-se nas artérias de grande calibre, caso da aorta, ao passo que o segundo tipo é característico das artérias de médio e pequeno calibre.
Os capilares têm uma parede muito fina, sendo constituídos apenas por um endotélio suportado por uma membrana basal. É através do endotélio capilar que se processam as trocas de oxigénio, substâncias nutritivas e resíduos metabólicos entre o sangue e os tecidos. As veias surgem da confluência dos capilares e têm como principal função assegurar o retorno do sangue dos tecidos periféricos até ao coração. Exibem parede mais delgada e lume mais amplo do que o das artérias correspondentes. Ao contrário das artérias, as variações de calibre das veias não correspondem a modificações estruturais que permitam uma classificação em tipos diferenciados. As veias são assim classificadas apenas de acordo com o seu calibre: vénulas, veias de pequeno, médio e grande calibre.
Como nas artérias e nas veias, há a distinguir na parede do coração três túnicas: o endocárdio, a camada mais interna, o miocárdio, a camada intermédia e o epicárdio, a túnica externa. O endocárdio é formado por um endotélio apoiado numa camada sub-endotelial de tecido conjuntivo; é a camada que fica em contacto direto com o sangue. O miocárdio é a mais espessa das túnicas do coração, sendo constituída por uma variedade especial de tecido muscular, o músculo cardíaco, responsável pela capacidade contráctil do órgão. O epicárdio é uma membrana serosa que cobre a superfície externa do órgão. Corresponde ao folheto visceral do pericárdio seroso. O sistema vascular linfático é uma via de escoamento dos líquidos intersticiais. A linfa recolhida pelos capilares linfáticos circula por vasos linfáticos de calibre progressivamente crescente até ser, por último, lançada na corrente sanguínea. Os capilares linfáticos exibem um endotélio muito fino assente numa membrana basal descontínua. A estrutura dos vasos e troncos linfáticos assemelha-se à das veias.