ATLAS DE HISTOLOGIA VETERINÁRIA

Fábio Abade dos Santos & Mário Pinho


Universidade Técnica de Lisboa     Faculdade de Medicina Veterinária

    English French German Spain Italian Dutch
    Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified


Pele e Anexos

A pele é constituída por duas partes distintas: uma camada superficial designada por epiderme, assente numa membrana de tecido conjuntivo denominada derme. Esta última parte da pele continua-se em muitas regiões com o tecido conjuntivo laxo da hipoderme (tecido subcutâneo). Associados à pele há os chamados anexos cutâneos que correspondem às glândulas cutâneas (sudoríparas, sebáceas, mamárias), aos pêlos e às unhas ou garras. Os anexos cutâneos são formações de origem epidérmica.
A epiderme é um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado formado por múltiplas camadas de células – os queratinócitos. A espessura e a estrutura da epiderme variam com o local do corpo. Nas zonas mais espessas e nos cortes histológicos perpendiculares à superfície da pele, é possível distinguirem-se cinco zonas com diferentes aspetos morfológicos. Assim, observamos, a partir da profundidade para a superfície as seguintes camadas ou estratos: camada basal, camada espinhosa, camada granulosa, camada lúcida e camada córnea. Além dos queratinócitos, encontram-se na epiderme outros três tipos de células: os melanócitos, as células de Langerhans e as células de Merkel.
Na derme distinguem-se duas regiões histológicas: uma superficial - camada papilar- delgada, formada por tecido conjuntivo laxo, e a uma profunda - camada reticular - mais espessa, constituída predominantemente por tecido conjuntivo denso.