ATLAS DE HISTOLOGIA VETERINÁRIA

Fábio Abade dos Santos & Mário Pinho


Universidade Técnica de Lisboa     Faculdade de Medicina Veterinária

    English French German Spain Italian Dutch
    Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified


Glândulas Anexas ao Tubo Digestivo

São glândulas de localização exterior ao tubo digestivo mas que a este ficam anexas através de canais. Compreendem as glândulas salivares maiores (parótida, mandibular e sublingual), o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.
As três glândulas salivares maiores obedecem a um padrão de organização comum. São formadas por unidades secretoras com forma acinosa ou túbulo-acinosa e providas de canais excretores que vão abrir-se na cavidade oral. Distinguem-se entre si pela natureza das suas unidades secretoras (serosas, mucosas ou mistas).
O fígado apresenta-se organizado em estruturas poligonais, os lóbulos hepáticos, que exibem, nos cortes histológicos, uma forma grosseiramente hexagonal. No centro de cada lóbulo vê-se uma veia, a veia centrolobular, em torno da qual se dispõem os hepatócitos ordenados em placas radiárias que se anastomosam entre si. Entre as placas celulares correm capilares de tipo sinusóide que conduzem o sangue dos vasos perilobulares para a veia central. Entre os hepatócitos correm também canalículos biliares que levam a bílis em sentido inverso ao do sangue, isto é, do interior do lóbulo para os canais biliares interlobulares. Em algumas espécies de animais, como o porco, a disposição lobular é nítida, já que os lóbulos são delimitados por tecido conjuntivo. No entanto, na maioria dos mamíferos, o tecido conjuntivo é escasso não definindo com clareza os limites dos lóbulos. Mas mesmo nestes últimos, observa-se, na periferia dos lóbulos, regiões onde o tecido conjuntivo se espessa. Estas regiões exibem no seu interior vénulas (ramos da veia porta), arteríolas (ramos da artéria hepática) e canais biliares, sendo conhecidas pelo nome de espaços porta.
Ao invés do fígado, em que as funções exócrina e endócrina são levadas a cabo pela mesma célula, no pâncreas as duas funções são realizadas por células diferentes. O pâncreas exócrino é uma glândula composta, com uma arquitetura muito semelhante à de uma glândula salivar. As unidades secretoras são ácinos constituídos por células exclusivamente serosas. O pâncreas endócrino relaciona-se com os ilhéus de Langerhans.
A vesícula biliar tem uma parede constituída por três túnicas: (1) na parte interna, uma mucosa, com múltiplas pregas, revestida por epitélio simples cilíndrico, (2) uma túnica muscular e (3) uma serosa.