ATLAS DE HISTOLOGIA VETERINÁRIA

Fábio Abade dos Santos & Mário Pinho


Universidade Técnica de Lisboa     Faculdade de Medicina Veterinária

    English French German Spain Italian Dutch
    Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified


Aparelho Urinário

É constituído pelos rins e pelas vias urinárias (cálices, bacinete, ureteres, bexiga e uretra).
Quando se examina à vista desarmada um corte longitudinal do rim reconhece-se uma zona cortical (córtex) , de aspeto granuloso e escuro, situada à periferia, e uma zona medular, mais clara, ocupando a parte interna do órgão. Conforme a espécie animal, assim a zona medular se apresenta dividida numa série formações triangulares - as pirâmides renais– ou constituída por uma só destas pirâmides. As pirâmides renais apresentam a base orientada para a periferia, em contacto com o córtex, e o vértice fazendo saliência na pelve ou nos cálices situados no hilo do órgão. É no vértice (papila renal) de cada uma destas pirâmides que se abrem, através de orifícios, os ductos coletores da urina (área crivosa). Cada pirâmide renal é separada das pirâmides adjacentes por extensões do córtex, designadas por colunas renais. Por outro lado, da base de cada pirâmide emergem feixes de tubos retilíneos que penetram no córtex: são os raios medulares.
O exame microscópico do rim mostra que o órgão é constituído maioritariamente por uma profusão de formações tubulares encostadas umas às outras. No córtex, para além dos tubos, observam-se igualmente umas estruturas arredondadas, os corpúsculos renais. Na realidade, todas aquelas formações tubulares correspondem às diferentes partes de um conjunto de tubos independentes uns dos outros - os tubos uriníferos. Cada tubo urinífero é formado por dois componentes com origem embriológica distinta: o nefrónio, a estrutura responsável pela formação da urina, e a porção excretora constituída pelos ductos coletores.
Quanto às vias urinárias extrarrenais, estas apresentam uma constituição geral comum, embora certos pormenores estruturais permitam distingui-las histologicamente. Assim, a partir de dentro para fora, reconhecem-se as seguintes camadas: (i) uma mucosa revestida por epitélio de transição (mas não nas porções membranosa e peniana da uretra masculina); (ii) uma túnica muscular lisa; (iii) uma adventícia ou serosa.